terça-feira, 25 de junho de 2013
Analfabeto funcional...
Mais da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental no
país não leem e não interpretam um texto de forma correta, segundo
informações da 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de
Alfabetização, a Prova ABC, divulgada hoje pelo movimento Todos pela
Educação. Os dados mostram que 44,5% dos estudantes atingiram pontuação
acima do nível 175, que indica proficiência adequada em leitura. O 3º
ano é a série considerada limite para a alfabetização, segundo o Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A avaliação, que
segue a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi
aplicada no final de 2012 e teve a participação de 54 mil alunos de
1.200 escolas públicas e privadas distribuídas em 600 municípios
brasileiros. Metade da amostra é composta por alunos do 2º ano do ensino
fundamental e o restante por estudantes do 3º ano. Além da proficiência
em leitura, a pesquisa testou também habilidades em escrita e
matemática. A Prova ABC é uma parceria do Todos pela Educação com a
Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Leia mais
na Agência Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião: