On Line

sábado, 6 de dezembro de 2014

Fazendeiro é assassinado na cidade...


Todos os meses, o engenheiro agrônomo aposentado José Francisco de Santana Fontes, 74, saía da Pituba, onde morava, e ia à sua fazenda, em Mata de São João, para pagar os 12 funcionários do estabelecimento. Na noite de quinta-feira, depois de ter chegado à propriedade pela manhã e já ter saldado o salário dos  vaqueiros e caseiros, seu José estava recolhido na sede, quando bateram à porta.  Ao tentar verificar quem era, acabou sendo baleado e morto por um dos cinco homens encapuzados que tinham acabado de invadir a propriedade e render todos os funcionários. A fazenda Pau Brasil, de gado e cacau, tem pouco mais de 300 tarefas,  e fica no povoado de Contendas. Dono das terras há 39 anos, seu José estava sozinho na sede da fazenda, que fica em Mata de São João, mas está a  3 km da sede de Pojuca.
Ação
Era por volta das 19h, quando os cinco bandidos deram início ao plano. Na hora da invasão, apenas cinco empregados circulavam pela propriedade (dois caseiros e três vaqueiros).   De acordo com o relato de um dos vaqueiros à polícia, todos os criminosos estavam encapuzados e usavam escopetas. Eles teriam chegado à fazenda em um carro. “Um dos vaqueiros disse que, pela manhã, um carro rondava a fazenda”, contou o delegado Fábio Nobre, de Mata de São João, responsável pela investigação.  Ainda segundo o delegado,  os ladrões renderam os caseiros e vaqueiros. Um deles contou à polícia que teve a casa invadida e foi obrigado por três ladrões a levá-los à sede da propriedade,  enquanto os demais assaltantes tomavam conta dos outros reféns.  Quando bateram na porta, o fazendeiro abriu a portinhola  e percebeu que o vaqueiro não estava só. “O vaqueiro contou que ele (fazendeiro) tentou fechar (a portinhola), mas um dos bandidos atirou e o acertou no peito”, contou o delegado Fábio Nobre. Ferido, José Francisco gritava repetidamente “me acertaram!”, acreditando que alguém poderia salvá-lo. Sem ajuda, ele  subiu ao segundo andar da casa para se trancar  em um dos quartos. No entanto, os bandidos conseguiram arrombar a porta da casa e foram atrás dele. No andar de cima, usaram mais uma vez o vaqueiro. Ficaram em silêncio e  obrigaram o funcionário a conversar atrás da porta com o fazendeiro. O fazendeiro, então, abriu a porta do quarto e acabou dominado pelos criminosos, que perguntaram por dinheiro. “Eu tenho pouco dinheiro na minha bermuda porque já fiz o pagamento”, disse a vítima, antes de ter uma quantia  roubada de um dos bolsos.
Fuga
Em seguida, ainda segundo o delegado, os ladrões pegaram uma espingarda encontrada na casa, além de vários eletrônicos, incluindo TV e aparelho de som, colocaram tudo na carroceria da picape Hilux de José Francisco e fugiram. Os ladrões, porém, ao perceberem o giroflex ligado de um carro da PM, abandonaram o veículo com o material do roubo e se embrenharam num matagal. Ferido, seu José conseguiu ligar para um amigo, que acionou  a polícia. A viatura da PM socorreu o fazendeiro ao hospital municipal de Pojuca, mas ele chegou morto, às 20h.  “Quando nossa guarnição chegou no local, eles abandonaram o carro da vítima e entraram no mato. Nós já encontramos a vítima em estado grave. Demos preferência em prestar socorro e  acionamos a guarnição de Mata de São João, que ficou até a madrugada em uma incursão para capturar os meliantes, mas não conseguiu pegá-los”, afirmou o major Bruno Sturaro, da  32ª CIPM (Pojuca).  A polícia acredita que os ladrões fazem parte de uma quadrilha que vem invadindo fazendas para roubar dinheiro e armas. “Temos registrados alguns casos aqui. Eles sabem que em toda fazenda tem uma arma, e querem se armar para fazer assaltos na região”, declarou o delegado Fábio Nobre. (maisregiao).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: